
Avaliação Neuropsicológica Infantil

Proposta
A proposta se fundamenta em até 10 (dez) sessões presenciais em torno de 45 a 50 minutos, pois o tempo de cada paciente é pessoal; sendo solicitado pelo profissional de saúde.
A Neuropsicóloga coletará informações com os familiares e cuidadores sobre o início e curso dos sintomas, além de realizar uma avaliação das diversas funções cognitivas (atenção, memória, linguagem, raciocínio, tomada de decisão, inteligência e aspectos do humor), através de questionários, escalas e testes.
O que é avaliação neuropsicológica infantil
A avaliação neuropsicológica fundamenta-se na aplicação de testes padronizados para análise de habilidades cognitivas como memória, atenção, linguagem e funções visuais. Os resultados dos testes são comparados com parâmetros referenciais também padronizados, que levam em conta fatores como idade e escolaridade do paciente. A partir disso é possível identificar o perfil cognitivo da pessoa, estabelecendo suas habilidades e fraquezas cognitivas, e realizar um programa de reabilitação cognitiva. O conteúdo dos testes é adaptado às diversas fases da vida. Para crianças, apresenta caráter mais lúdico.
A avaliação é bastante utilizada para diagnosticar caso de:
-
Dificuldades atencionais;
-
Agressividade;
-
Transtornos ou dificuldades na aprendizagem e hiperatividade;
-
Transtornos no humor;
-
Rebaixamento na autoestima;
-
Dificuldades na socialização;
-
Transtornos Alimentares; e
-
Dentre outros construtos.
Ao lado disso, favorece o diagnóstico precoce de alterações no desenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais atrasos no desenvolvimento global, favorecendo práticas interventivas, interdisciplinares mais precoces e consequentemente, mais eficazes tanto na avaliação, como também para estabelecer uma linha terapêutica que proporcione melhora na vida do paciente e oriente a família quantos aos procedimentos adequados. A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA INFANTIL possibilita traçar uma assertividade prognóstica.